A APP Sindicato, por meio de nota, acusou o governo Beto Richa (PSDB) de divulgar “números falsos” em relação ao salários dos professores da rede estadual do Paraná.
O sindicato alega que a lei federal 11.738/2008 estabelece o Piso Salarial Nacional do Magistério e também regula em 1/3 a hora-atividade desses(as) profissionais. De acordo com a APP, “O governo do Paraná não cumpre essa lei desde 2016, quando deixou de reajustar o salário do magistério paranaense de acordo com o que o Ministério da Educação (MEC) determina. Essa defasagem, hoje, chega a 15,98%.”
Ainda segundo o sindicato dos professores, a categoria é que recebem menores salários entre o funcionalismo. “Apesar de representar cerca de 60% de todo o funcionalismo, consome o equivalente a 30% da folha de pagamento do Estado”.
“Um professor atende, em média, quarenta alunos numa sala, num período de cinquenta minutos. Qual servidor, secretário de Estado ou governador atende a população desta forma?”, afirma Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato.