O APP Sindicato, entidade que representa professores e funcionários das escolas públicas do Paraná, divulgou que denunciará o governo Beto Richa (PSDB) por prática antissindical.
O sindicato denunciou que o governo Richa realizou reunião com grupos, classificados pela entidade como “radicais”, neste domingo, 23, e anunciou medidas para “punir” professores.
O presidente da APP, professor Hermes Leão, comentou as ações do governo do Paraná e afirmou que “A atitude do governo em nada ajuda a mediar conflitos no Estado. Pelo contrário, apenas acirra, joga gasolina no fogo”.
A entidade acionará centrais sindicais do Brasil e internacionais para denunciar o fato e estuda ações na justiça contra o governo. “O anúncio (das medidas) feito através do portal de notícias do Governo, caracteriza prática antissindical e denunciaremos isso através das entidades sindicais nacionais e internacionais e estudamos ações jurídicas”.
Professores revoltados
O anuncio de desconto no pagamento e ameaças contra professores e diretores por conta das Ocupações deixaram professores revoltados em todo o Paraná.
Pelas redes sociais, muitos deles se pronunciaram e indagaram sobre o direito de greve dos trabalhadores e se queixaram do que classificam como “intimidação” por parte do governo.