conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Área de fundo de vale é transformado em parque em Campina da Lagoa

Construído em torno do lago no interior do município, em um espaço de 21.188,92 metros quadrados, o complexo, além de preservar o meio ambiente, contará com pista de caminhada, playground, academia ao ar Livre e sanitários. O investimento total é de R$ 536 mil.

Parque Natural Lagoa Nova: preservação ambiental, lazer e turismo no mesmo espaço de conivência

O Instituto Água e Terra (IAT), entregou na sexta-feira (21) as obras do Parque Natural Municipal Lagoa Nova, em Campina da Lagoa. Construído em torno do lago no interior do município, em um espaço de 21.188,92 metros quadrados, o complexo contará com pista de caminhada, playground, academia ao ar Livre e sanitários. O investimento total é de R$ 536 mil.

Do ponto de vista ambiental, além de preservar uma grande quantidade de vegetação nativa, diminuindo os riscos de erosão, sedimentação e alagamentos, o parque foi construído em uma área de fundo de vale com entorno urbanizado. O corpo hídrico existente no local sofria com assoreamento e o depósito irregular de resíduos de construções domiciliares.

O projeto Parques Urbanos é uma parceria entreo IAT e as prefeituras paranaenses, que incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).

Além das funções de recuperação ambiental, os parques urbanos contam com outras iniciativas de promoção da sustentabilidade. Uma delas é o Poliniza Paraná, que desde 2021 é presença obrigatória em todos os espaços ligados ao projeto. A iniciativa prevê a instalação de colmeias de abelhas sem ferrão para auxiliar na conservação de espécies nativas e para complementar as ações de educação ambiental dos locais.

Outro projeto parceiro é o Espaço Educador Sustentável, que consiste na implementação de atividades de promoção da educação ambiental. Por meio da ação, os locais ganham hortas urbanas, que estimulam o engajamento da população com o meio ambiente, e jardins dos sentidos, que desenvolvem a sensibilidade sensorial-ambiental dos visitantes.

Após a identificação de uma área apropriada, os municípios enviam um pré-projeto ao Setor de Projetos Especiais do IAT para avaliação do Instituto. Uma vez aprovado, o IAT repassa os recursos financeiros para a execução do projeto por meio de um convênio, conforme o andamento da obra. É necessário que o município tenha a Licença Ambiental e a Outorga ou dispensa de outorga emitidas pelo Instituto.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.