Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou que será enviado à Casa ainda neste ano um projeto prevendo reposição salarial aos servidores públicos estaduais. Segundo o parlamentar, o índice de reajuste está sendo estudado pela Secretaria de Fazenda e valerá para o início de 2022.
Bakri disse também que, até dezembro, a intenção do governador é destravar as progressões e promoções relativas a 2021 bem como o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) dos professores.
A Lei Mansueto – de socorro financeiro emergencial da União aos Estados na pandemia – proíbe qualquer reajuste salarial ao funcionalismo até o final deste ano, justificou o parlamentar.
Em janeiro de 2021, Ratinho Jr suspendeu reajuste já acordado com o funcionalismo, de 1,5%, alegando falta de recursos. Em 2019, o governo propôs reajuste de 5,08% para os servidores, parcelado em três vezes. Em janeiro de 2020, foram pagos 2%. Outras duas parcelas de 1,5% estavam previstas para serem pagas em janeiro de 2021 e janeiro de 2022.