O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou em entrevista a RPC TV nesta segunda-feira (22), que o estado está em “colapso iminente” após o crescimento nos casos e internações pela Covid-19.
O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira, aponta que a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 na Rede SUS está em 92%.
Esse é o maior indicador desde o início da pandemia. Restam apenas 100 vagas em UTIs no Paraná.
“Momento não é difícil, é crítico. É um colapso iminente. Porque 5% dos leitos de UTI são reservados para os pacientes que estão nas enfermarias e que podem piorar. Então na verdade nós estamos aí com 3% (de ocupação). Todo o esforço para a manutenção e abertura de novos leitos deve ser empreendido neste momento”, explicou Beto Preto.
Devido a esse crescimento, o Governo do Paraná deve emitir novo decreto até esta quarta-feira (24) com duas medidas restritivas contra a Covid-19:
Ampliação do horário do toque de recolher (atualmente é da 0h às 5h) e manutenção da proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos nessa faixa de horário;
Suspensão das cirurgias eletivas na Rede SUS e avaliação da extensão da medida para a rede privada.
Atualmente o Paraná conta com 612.683 casos confirmados e 11.070 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, sendo novas 14 mortes e 2.078 casos somente nas últimas 24 horas.
Com Portal Paraná