Amanhã dia 7 de Setembro o Brasil fechará o maior contrato militar de sua história recente. O acordo estratégico será celebrado com a França depois das celebrações do dia da independência.
O tratado será assinado entre o Presidente Lula e o Presidente da França Nicolas Sarkozy e é de cerca de R$ 22,5 bilhões de reais e envolve a compra de submarinos Scorpené e nucleares e Helicopteros, além da possibilidade de compra de caças. O importante disso tudo é que será repassada também a tecnologia para fabricação dos mesmos, ou seja além de comprar as armas está se comprando a tecnologia – motivo pelo qual a França foi escolhida e não os EUA.
Dizem que o acordo veio em um importante momento. O Brasil tem 200 milhas de costa para patrulhar e poucos instrumentos para isso. Com a descoberta do pré-sal isso se torna ainda mais importante segundo o Ministro da Defesa, Nelson Jobim. Outras causas também são levantadas para esse investimento, como a reativação da Frota do Atlântico (inativa desde o final da 2ª Guerra) e a ocupação de bases na Colômbia, ambos pelos EUA.
Para mim o importante é a tranferência de tecnologia que faz que dentre em breve possamos ser independentes para construção de submarinos nucleares por exemplo. Só 5 países no mundo detém a tecnologia da fabricação de submarinos nucleares: EUA, Reino Unido, França, Russia e China. O acordo é de 20 anos.
Bom, é isso! Belo domingo a todos.
Anonymous
7 de setembro de 2009 às 21:21
espero que o proximo seja o mais rapido possivel não daki os proximos 300 anos