Participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, diz Ipea
O desemprego na pandemia atingiu com mais força as trabalhadoras no Brasil. De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos.
O Brasil tem mais mulheres fora do mercado de trabalho do que dentro dele.
A participação delas, que vinha em uma tendência de alta nas últimas três décadas, caiu para apenas 46,3% entre abril de junho de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, a queda foi de 7 pontos percentuais.
A maior queda na participação no mercado de trabalho foi entre as mulheres que tem filhos pequenos, de até dez anos. Nesse grupo, a proporção de mulheres empregadas ou procurando trabalho despencou de 58% no segundo trimestre de 2019 para pouco mais de 50%. E são elas as que mais têm dificuldade de voltar a trabalhar neste momento ou mesmo de procurar uma vaga.
O Ipea vê algumas razões para a perda de espaço das mulheres. O primeiro é que as mulheres estão em alguns dos setores que foram muito afetados pela pandemia de coronavírus e segundo, elas têm uma carga maior de trabalho não remunerado em casa, esse trabalho aumentou na medida que as escolas ficaram fechadas.
Com informações Ipea