Uma criança de 3 anos teve exames positivo para o vírus da poliomielite no Pará, informou a Secretaria de Saúde Pública do Estado nesta quinta-feira (6). Esse é o primeiro caso da doença desde 1989, quando ela foi erradicada do Brasil, graças às campanhas massivas de vacinação.
O comunicado de alerta afirma que o vírus da poliomielite (Sabin Like 3), que causa a chamada paralisia infantil, foi detectado em testes feitos com as fezes da criança. Apesar do resultado, o documento afirma que outras hipóteses não estão descartadas, como a Síndrome de Guillain Barré, e que o caso continua sendo investigado.
O menino apresentou os primeiros sintomas de mialgia, febre, dores musculares e paralisia flácida aguda (PFA) no dia 21 de agosto. Algumas semanas depois, ele perdeu a força nos membros inferiores, sem conseguir se manter em pé.
A coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro e encaminhada ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. O laudo, com o resultado positivo para Sabin Like 3 foi emitido na última terça-feira (4).
Com a queda significativa da imunização, o Brasil apresenta atualmente apenas 52% de cobertura contra a paralisia infantil. Em 2022, nenhum estado alcançou a meta de 95% preconizada pelos especialistas em saúde.