conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Brasil tem 1ª morte por coqueluche após 3 anos sem registros; vítima é bebê do Paraná

Vítima é bebê de 6 meses de Londrina, segundo a Secretaria de Saúde; morte de bebê de 3 meses de Irati também é investigada.

Brasil tem 1ª morte por coqueluche após 3 anos sem registros; vítima é bebê do Paraná

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou uma morte por coqueluche no estado. A vítima é um bebê de seis meses residente na cidade de Londrina. Essa é a primeira morte no país depois de três anos sem óbitos pela doença, de acordo com informações do Ministério de Saúde. Também é investigada pela doença a morte de um bebê de três meses, residente em Irati, na região sudeste do Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro até a primeira quinzena de junho foram confirmados 24 casos de coqueluche no Paraná, o que representa uma alta de 500% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve quatro diagnósticos positivos. Em todo ano de 2023, foram 17 casos.

Uma das formas de proteção contra a doença é a vacinação durante a gestação, pois a vacina ajuda a proteger o bebê por meio da transferência de anticorpos durante a gravidez. Já a imunização nas crianças ocorre por meio das vacinas pentavalente e DTP.

Conhecida como ‘tosse comprida’, a coqueluche é uma doença infecciosa aguda respiratória altamente contagiosa. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar.

No Brasil, o último pico epidêmico de coqueluche ocorreu em 2014, quando foram confirmados mais de 8500 casos.

Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar, coriza e tosse seca, às vezes, intensa. As vacinas contra coqueluche integram o Programa Nacional de Imunização.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença