A Última rodada do Campeonato Brasileiro reservou emoção até o último minuto para torcedores de todo o Brasil. Com os jogos decisivos da Libertadores realizados no sábado, restou no domingo assistir o desfecho da luta contra o rebaixamento e acompanhar a despedida de um dos maiores jogadores brasileiros dos últimos anos.
No sábado Corinthians e Internacional lutaram para saber quem iria diretamente a fase de grupos da Libertadores. O Timão até fez a sua parte ao bater o Criciúma por 2 a 1 em sua nova arena, mas o time gaúcho também venceu o Figueirense pelo mesmo placar e ficou em terceiro lugar no Brasileirão. O time paulista jogará a pré-libertadores.
No domingo, a tensão tomou conta de três estádios no Brasil. Em seu novo estádio o Palmeiras recebeu o time misto do Alético Paranaense e teve muitas dificuldades. O Verdão saiu atrás do marcador, mas conseguiu empatar, resultado que ainda o mantinha vivo, caso o Vitória não vencesse o Santos.
E foi exatamente o que aconteceu. O Palmeiras não conseguiu vencer o Atlético-PR e teve que torcer para que o Santos segurasse o Vitória. O time praiano venceu o time baiano por 1 a 0 com um gol no final e salvou o Verdão de um terceiro rebaixamento.
A outra equipe que lutava contra o rebaixamento era o Bahia. O time de Salvador não conseguiu derrotar o Coritiba no Couto Pereira e também caiu. O coxa motivado pela despedida de Alex venceu por 3 a 2.
Outros resultados da rodada
Além destas cinco partidas, outros cinco jogos fizeram parte da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro. O campeão Cruzeiro derrotou o Fluminense, de virada, por 2 a 1. O Sport Recife derrotou o vice-campeão São Paulo por 1 a 0. O Grêmio empatou com o Flamengo em 1 a 1, o Goiás derrotou a Chapecoense por 4 a 2 e Botafogo e Atlético Mineiro ficaram no 0 a 0.
Com estes resultados, se classificaram para a Libertadores: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro (Copa do Brasil). Caíram para a segunda divisão, Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma.