A partir deste sábado, 1, até o dia 9 de abril mais de 800 atletas escolares, entre 14 e 17 anos de idade, de escolas públicas e privadas do país, participarão em Recife do VI Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete. É a primeira vez na história das seletivas escolares nacionais o fato de se ter todos os 26 estados além do Distrito Federal participando de um brasileiro.
Tal possibilidade somente foi possível através da parceria firmada entre o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) que destinou um investimento de mais de R$ 5 milhões para a compra de passagens aéreas, hospedagem, alimentação para as delegações estaduais (atletas escolares e comissão técnica) e toda a estrutura de competição para a realização de dois campeonatos brasileiros escolares: vôlei de praia e basquete.
Além do campeonato brasileiro escolar a competição é uma seletiva para o Mundial Escolar de Basquete que acontece no final de abril, em Porec, na Croácia. Ao todo, são 48 equipes masculinas e femininas de todo o Brasil na disputa e chance de representar o Brasil no circuito internacional.
Estados que nunca participaram de uma seletiva escolar de basquete como o Amapá, acreditam que com este novo incentivo os campeonatos passarão a ser mais igualitários: “ Nós do Amapá, pela localização geográfica, muitas vezes deixamos de levar nossos atletas para competições brasileiras por falta de recursos financeiros o que enfraquece e desestimula a criança e adolescente que sonha em seguir carreira através do esporte. Estar aqui em Recife, participando do campeonato de basquete é uma conquista muita grande para todos os estudantes que acreditam no esporte e uma maneira de tornar as competições mais inclusivas e iguais”, afirmou José Carlos Texeira, chefe da delegação do Amapá.
Além dos estados estreantes o Campeonato contará também com os atuais campeões, Pernambuco, representando pelo Colégio Salesiano, que venceram o brasileiro em 2015 na cidade de Uberaba, com a equipe masculina e São Paulo, vice-campeão, também no masculino, com o Colégio Amorim que prometem uma disputa difícil na busca pelo novo título.
Durante todo este sábado acontecem as chegadas das delegações no aeroporto Guararapes em Recife e, amanhã até a quarta-feira (04/04), a partir das 9h, acontecem as partidas classificatórias, com a fase final entre os dias 05 e 08/04.
As partidas acontecem nos Ginásios da Universo – Imbiribeira (Av. Mascarenhas de Moraes, 2169) e Ginásio do Centro Esportivo Salesiano – Ilha do Leite (R. Gen. Joaquim Inácio, 270). Entrada franca.