Tema que gerou centenas de ocupações estudantis pelo Brasil, a Medida Provisória que Reforma o Ensino Médio foi votada nesta quarta-feira, 7, e seu texto-base foi aprovado por 263 a 106. Três parlamentares se abstiveram.
Para dar continuidade no processo, os parlamentares ainda precisam votar as emendas que podem alterar o projeto, algo que deverá ser feito apenas na semana que vem. Em seguida, a questão passa ao Senado.
A aprovação pela Câmara foi celebrada pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho: “Eu celebro a aprovação como algo muito positivo, que vai ao encontro do que esperávamos, que é um ensino médio mais flexível e que valorize o protagonismo do jovem, definindo a sua própria trajetória”.
Já a presidente da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Camila Lanes, lamentou a decisão da Câmara, principalmente o fato dos parlamentares ignorarem o apelo dos estudantes: “Ignorando toda a mobilização dos estudantes secundaristas, hoje a Câmara de Deputados esta votando a Medida Provisória 746 – da Reforma do Ensino Médio que não nos representa!”.