O município de Campina da Lagoa terá uma escola estadual de tempo integral a partir no ano letivo de 2021, o anuncio foi realizado nesta segunda-feira (30).
Assim como o Colégio Estadual Machado de Assis de Barbosa Ferraz, o Colégio Estadual Campina da Lagoa passará a participar do projeto Paraná Integral. Iniciativa criada neste ano, o programa vai passar de 17 instituições de ensino da rede estadual para 34, localizadas em 27 municípios paranaenses.
O modelo, que é ofertado para alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, consiste em educação em tempo integral (turno único) e currículo diferenciado. Além de passar mais tempo na escola, os alunos têm disciplinas como Projeto de Vida, Empreendedorismo e Programação.
As matrículas para colégios do Paraná Integral estão abertas até 18 de dezembro. Elas são feitas da mesma maneira que as dos colégios estaduais com oferta parcial. Basta selecionar uma instituição que ofereça essa modalidade de ensino (confira abaixo) e efetuar a matrícula (veja como proceder).
O Paraná Integral funciona de forma diferente das 65 escolas que atualmente ofertam turmas integrais no Estado. Os 34 colégios não terão mais turmas de turno matutino e vespertino. Apenas turno único, além do noturno, naquelas que o oferecem, para turmas que funcionarão independentemente do programa.
Os estudantes do Paraná Integral passarão nove horas diárias no colégio. Esse tempo é dedicado às aulas, atividades extras e intervalos, incluindo quatro refeições durante o período em que estão na instituição.
Matriz Curricular
Além das disciplinas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a grade das escolas do Paraná Integral é composta por disciplinas como Protagonismo, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Programação e Tecnologia Computacional para alunos do Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, os estudantes têm disciplinas como Preparação Pós-Médio, Projeto de Vida e Estudo Orientado. O currículo conta, ainda, com outras eletivas interdisciplinares, elaboradas pelos professores para aprofundamento do trabalho com as disciplinas da BNCC.
Comunidade Escolar
Outro destaque do programa é a permanência do corpo docente e da equipe gestora no colégio. Professores das 34 escolas darão aulas apenas em uma instituição, cumprindo às 40 horas semanais no mesmo colégio. O objetivo da proposta é a criação de um senso de comunidade.
As escolas integrais contam também com um programa de tutoria entre professores e estudantes, além dos Clubes de Protagonismo, equipes para estudo de temas de interesse dos alunos, gerenciadas por eles mesmos.
Da Redação com AEN