Nos últimos 12 meses, Campo Mourão registrou mais admissões que demissões no mercado de trabalho. Os números foram divulgados na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O saldo positivo também é resultado da atuação da Agência do Trabalhador, que atua na intermediação entre candidatos a emprego e empregadores.
O mês de fevereiro deste ano teve o melhor resultado, com um saldo positivo de 339 empregos. De janeiro a maio de 2021, o saldo foi de 983 empregos. “Em maio, mesmo com as restrições de atendimento por conta do lockdow, ainda tivemos um resultado positivo”, informa o agente Gerson Maciel, da Agência do Trabalhador.
Segundo ele, o comércio, serviços e indústrias são as áreas que mais contratam no município. Por conta dos protocolos sanitários, a Agência atende por agendamento. O atendimento de trabalhadores em busca do seguro-desemprego passa de 30 por dia, enquanto candidatos a vagas de emprego em torno de 40 pessoas.
Conforme Gerson Maciel, trabalhadores com ensino médio completo foram os que mais conseguiram vagas. “A qualificação é muito importante. Quem parou de estudar procure voltar, fazer cursos. Quem precisa trabalhar não deve perder oportunidade de se aprimorar. Qualquer vaga mais simples exige o ensino médio completo”, orienta.
Com Assessoria