Campo Mourão anunciou que fará a aplicação da dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para pessoas que têm 75 anos ou mais e as pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais ainda nesta semana.
A dose Pfizer Bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Para receber a aplicação é necessário que tenham ao menos duas doses de vacinas contra a Covid registradas e a última há pelo menos quatro meses.
Nesta segunda-feira (13) o imunizante será aplicado em toda população com 80 anos ou mais em seis Unidades Básicas de Saúde de Campo Mourão. Das 8h às 11h e das 13h30 às 16h nas unidades Damferi, Urupês, Paulista e Alvorada. Entre 8h e 11h na unidade Modelo e das 8h às 18h30 no Centro Social Urbano.
Na terça-feira (14) é a vez dos idosos com 75 anos ou mais procurarem uma das seis unidades. Das Das 8h às 11h e das 13h30 às 16h nas unidades Damferi, Urupês, Modelo, Paulista e Alvorada, e das 8h às 18h30 no Centro Social Urbano.
Na quarta-feira (15) e quinta-feira (16) começa a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 12 anos ou mais imunocomprometidas. Nos dois dias o atendimento será realizado na Unidade Básica Centro Social Urbano das 8h às 18h30.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, se encaixam no perfil de condições de imunossupressão: pacientes em hemodiálise; imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplante de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóide em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona por período maior ou igual a 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).