Há pouco mais de dois meses, foi vacinada a primeira pessoa na região de Campo Mourão contra a covid-19, e até a última sexta-feira (19), 17.120 moradores dos 25 municípios que compõem a 11ª Regional de Saúde receberam o imunizante.
Ao todo 22.390 doses foram aplicadas, sendo 5.270 naqueles que já receberam a segunda dose, garantindo sua imunização por completo.
São doses recebidas pelo Ministério da Saúde, da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac e Instituto Butantan, e do imunizante produzido na parceria entre a Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz.
A região recebeu na semana passada mais 5.250 doses e receberá 12.110 doses ainda esta semana, assim a região dobraria o número de pessoas vacinadas com primeira dose.
Até o momento, o maior grupo imunizado são dos profissionais de saúde, com 6.596 doses aplicadas. Veja mais detalhes na tabela abaixo.
O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta segunda-feira (22), que o Paraná seguirá a orientação do Ministério da Saúde de não estocar a 2ª dose dos imunizantes, e assim os 369 mil imunizantes recebidos nos dois lotes mais recentes de vacinas contra a covid-19 serão utilizados para aplicação da 1º dose. O objetivo da medida é acelerar a vacinação.
Beto Preto afirmou que fica preocupado com os atrasos nas entregas de doses pelo Ministério da Saúde, mas que mesmo assim é preciso seguir a orientação.
“Vamos seguir exatamente aquilo que foi colocado pela Coordenação-Geral de Imunizações em Brasília. É uma preocupação, porque com esses atrasos e tudo mais, eu fico muito preocupado. Eu gostaria de reservar as doses. Como não vamos reservar, teremos 240 mil que chegaram anteontem e mais 129 mil doses da carga da semana passada”, afirmou.
Nesta terça-feira (23) Campo Mourão retoma a vacinação de idosos de 77 anos, o atendimento será na Casa da Cultura (ao lado do Teatro Municipal), das 8h30 às 16 horas, agora com distribuição de senhas que serão distribuídas seguindo a ordem de chegada.