Uma onda de frio atingirá quase todo o Brasil nesta semana, e podem deixar os termômetros marcando menos de 5°C em todas as cidades da região de Campo Mourão durante um período de três a cinco dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), isso ocorre devido à chegada de uma massa de ar polar que avança pelo Sul do país.
A partir desta segunda-feira (16) os agasalhos, os casacos, cachecóis, luvas e gorros deverão sair dos armários e o frio deve ser mais forte do que normalmente é registrado em maio. Em Campo Mourão, o dia começa com a previsão de mínima de 9º C e máxima de 18º C, este será o dia mais quente da semana.
Os dias mais frios estão previstos para a terça-feira (17) e a quarta-feira (18), a temperatura mínima prevista deve ficar entre 3º C e 5º C e a máxima de apenas 11ºC e 13ºC.
Na região, a temperatura mínima prevista pelo Simepar não passa dos 5°C em todas as cidades da Comcam, com Nova Cantu e Altamira do Paraná, na terça-feira, marcando a menor temperatura entre todos os municípios, 1ºC.
Ainda segundo o Instituto, na terça há risco de geada em duas cidades: Barbosa Ferraz e Iretama, neste dia as cidades devem amanhecer com 3ºC. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.
Nestes eventos de frio mais intenso, os dias tendem a ser mais secos e de sol, sem previsão de chuva. Há um incremento ainda no número de dias de nevoeiro e neblina com possibilidade de registro de cerração entre a madrugada e de manhã.
Veja abaixo a previsão para Campo Mourão.
Essas previsões estão sujeitas a atualizações diárias.