A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que o município está em alerta máximo quanto ao risco de dengue. A justificativa, segundo o coordenador do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, é o aumento dos casos suspeitos registrado na Unidade de Saúde 24 Horas nesta semana.
“Estamos em alerta máximo e a população tem que fazer todo o esforço possível para não deixar acumular água parada. O vírus está circulando intensamente, inclusive um novo tipo de vírus”, afirma Bezerra.
Para ele, o aumento de casos suspeitos pode estar ligado a situações de epidemias ou quase epidemias nos municípios vizinhos, como Peabiru e Mamborê. “Sabemos que muitas pessoas dessas cidades trabalham aqui ou estão em Campo Mourão todos os dias. Peabiru, por exemplo, registrou dengue 1, 2 e 3”, comentou.
O trabalho de campo dos agentes, segundo ele, está concentrado nos bairros onde há maior número de casos suspeitos, como Cohapar, Jardim Europa, Damferi, Jardim Horizonte, Bandeirantes, Cidade Nova e Modelo. “Apesar do último levantamento de índice ter mostrado, naquele momento, uma infestação geral de médio risco, o aumento de casos suspeitos indica aumento de infestação”, adverte Bezerra.