A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios foi divulgada nesta segunda-feira (22) e Campo Mourão aparece na lista entre entre as 100 cidades mais sustentáveis e competitivas do Brasil.
A pesquisa realizada pelo pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a plataforma Gove e o Sebrae, analisou o total de 411 cidades brasileiras, representando 7,38% os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020. Nesse recorte, apenas 27 cidades são do Paraná.
O relatório, que pela primeira vez incluiu a análise de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, da sigla em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) dos municípios brasileiros, tem 16 cidades paranaenses entre as mais sustentáveis e 12 estão entre as 100 mais competitivas do Brasil.
o Ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares, que tratam de temas como economia, acesso e qualidade da saúde, educação, meio ambiente, saneamento, segurança e funcionamento da máquina pública.
O município, segundo o levantamento tem alguns potenciais entre eles os pilares que se destacam é o 5º lugar em Saneamento, 42º em capital humano e 59º em acesso à saúde.
- Ranking de Competitividade
Em relação ao ano passado, Campo Mourão subiu 51 posições e agora ocupa 77º colocação do ranking nacional. Já entre 12 municípios paranaenses que aparecem entre os 100 mais competitivos do país, Campo Mourão está em 8º lugar.
- Ranking de Sustentabilidade
Campo Mourão está em 44º lugar no Brasil e 6º no Paraná no indicador de sustentabilidade com relação ao índice ESG, que se refere às melhores práticas sociais, ambientais e de governança de um setor e é também um critério para investimentos. Levando em conta os ODS, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade aparece em 54º posição nacional e 7º no Estado.