
Campo Mourão iniciou o processo de cadastro para disponibilização do Auxílio Social Mulher Paranaense por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) da Prefeitura. O município é piloto na implementação da política pública, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), que tem como objetivo fortalecer a proteção e promover a autonomia de mulheres em situação de violência.
O benefício garante apoio financeiro para que a mulher possa se afastar do agressor com segurança e reconstruir sua vida com dignidade. O auxílio é individual, intransferível e pode ser acumulado com outras políticas sociais.
Além do auxílio, o Programa Recomeço oferece acolhimento, atendimento psicossocial, orientação jurídica, fortalecimento emocional e ações voltadas à autonomia, ampliando a rede de proteção e promovendo condições reais para romper o ciclo da violência.
A diretora da Mulher e Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Campo Mourão, Josy Viudes, destaca a relevância da iniciativa para o município. “O Auxílio Social Mulher Paranaense vem para fortalecer o trabalho que já realizamos no enfrentamento à violência. Ele oferece condições concretas para que a mulher se afaste do agressor e reconstrua sua vida com segurança e autonomia. É uma política pública fundamental para salvar vidas e transformar histórias”, afirma.
Em 2025, o valor do benefício é de R$759,00, equivalente a meio salário-mínimo nacional. Nos casos em que a mulher for gestante, lactante ou responsável por um ou mais dependentes de até seis anos de idade (ou com deficiência), o valor será acrescido de um Benefício Variável Familiar, de 5% ou R$ 75,90.
Critérios para recebimento
O auxílio é destinado a mulheres que:
– estejam inseridas na rede municipal de atendimento;
– tenham se afastado da residência ou precisado mudar de município devido a risco iminente de morte ou grave ameaça;
– possuam medida protetiva de urgência;
– estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
– residam no Paraná há pelo menos 180 dias.
As mulheres interessadas devem procurar o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, localizado na Avenida João Bento, 2245, ou entrar em contato via (44) 3518-4424 – telefone e WhatsApp.






























