A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão informou que o município não irá exigir prescrição médica para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. A medida foi sugerida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que falou que exigirá a prescrição médica e assinatura dos pais em “termo de consentimento livre e esclarecido”.
A decisão foi publicada nas redes sociais da Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira (30) e ocorre após a publicação de uma carta do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), que afirmou que a exigência não será feita nos estados. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) também já se pronunciou a favor da não exigência do documento.
Nas redes sociais da Prefeitura, a Secretaria de Saúde comunicou que aplicará as vacinas de acordo com o aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão liberou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro.
Campo Mourão já completou o ciclo de aplicação da primeira dose nos moradores com 12 anos ou mais e oferta a dose de reforço (terceira dose).