conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão recebe comitiva de Maringá para visita técnica e intercâmbio cultural

A agenda incluiu visitas ao Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira, ao Memorial da Coamo.

O Município de Campo Mourão recebeu uma comitiva do Município de Maringá para uma visita técnica de intercâmbio cultural, reunindo gestores, técnicos e estagiários das áreas de patrimônio histórico e museologia. A agenda incluiu visitas ao Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira, ao Memorial da Coamo Agroindustrial Cooperativa e à Catedral São José, com acompanhamento do coordenador do Museu de História, Jair Elias dos Santos Júnior.

A gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Maringá, Nídia Kurata, destacou que a visita teve como principal objetivo o compartilhamento de experiências e a ampliação do conhecimento técnico da equipe. “Viemos em um grupo de dez pessoas para conhecer o Memorial da Coamo e, a partir desse contato, ampliamos a visita para outros espaços culturais da cidade. Está sendo uma experiência incrível, de muito aprendizado e troca de conhecimento. Trouxemos técnicos, arquiteta, museólogo e também estagiários, que estão aprendendo bastante. Com certeza, voltaremos para Maringá com uma vivência diferente e muito gratificante”, afirmou.

Para o museólogo do Patrimônio Histórico do Município de Maringá, Hagá Galvão, Campo Mourão é referência regional no cuidado com sua história e identidade cultural. “É um privilégio ver uma cidade da nossa região que cuida tão bem do seu patrimônio. O Museu é extremamente abrangente, desde os povos originários até os diversos personagens que constroem a história local. É uma narrativa plural, que vai além da historiografia oficial, valorizando diferentes grupos e vivências. Saímos daqui com aprendizados que levaremos para Maringá, tanto do Museu quanto do Memorial da Coamo”, ressaltou.

Hagá também elogiou a valorização das manifestações culturais e do pertencimento da população mourãoense. “Ficamos encantados com o cuidado com eventos e tradições como o Carneiro no Buraco e o Festival Pinóquio, que demonstram o compromisso da gestão com a identidade cultural do município”, completou.

O coordenador do Museu, Jair Elias dos Santos Júnior, enfatizou a importância do intercâmbio entre municípios para o fortalecimento das políticas culturais. “Essas visitas técnicas são fundamentais para a troca de experiências, para o aprimoramento da gestão dos museus e para a valorização do patrimônio histórico. Receber a equipe de Maringá é uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido em Campo Mourão e, ao mesmo tempo, aprender com outras realidades”, destacou.

A visita reforça o papel do Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira, vinculado à Prefeitura de Campo Mourão por meio da Secretaria de Cultura, como espaço de preservação, pesquisa e difusão da memória local, além de referência regional em gestão cultural e patrimonial.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença