Campo Mourão encerrou o mês de setembro com sete mortes em decorrência da Covid-19, com o total de óbitos chegando a 339 desde o início da pandemia. Segundo informou o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde na noite da quinta-feira (30).
Em comparação aos meses anteriores, setembro se consolidou com o menor número de óbitos pela doença dos últimos dez meses. É o terceiro mês seguido que a cidade apresenta queda nesse índice.
Setembro também se encerra como o mês com menos mortes por Covid em 2021 até aqui. Junho, o mês mais letal da pandemia, teve 70 vítimas registradas, 10 vezes o número de setembro.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 15.511 moradores já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 718 desses confirmados no último mês. Em seu pior momento o município chegou à marca de 2.770 novos casos mensal em junho deste ano.
Estão recuperados da doença 14.863 pessoas e 309 permanecem com o vírus ativo no organismo, sendo que 9 recebem atendimento nas instituições de saúde de Campo Mourão.
De acordo com o boletim, as taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão em 41%. Já as enfermarias estão com 26% de ocupação.
Vacinação
Mais de 43 mil mourãoenses estão totalmente vacinados ao tomar a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra a Covid-19. São 40.552 pessoas que receberam as duas doses e 2.949 que foram imunizados com dose única.
Entre os que estão parcialmente imunizados com a primeira dose de vacinas são 70.552 pessoas. Já a dose de reforço foi aplicada em 243 moradores.
Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 114.695 doses aplicadas desde o começo da vacinação.
Campo Mourão terminou o mês de agosto vacinando adultos com 24 anos, atualmente é a cidade mais avançada do Paraná na vacinação em adolescentes, com a cobertura vacinal que já atendeu até os 16 anos.