Há cerca de quinze dias Campo Mourão tem pacientes na fila de espera por um leito exclusivo para tratamento da Covid-19. Neste domingo (30), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 25 aguardavam a liberação de uma vaga em algum hospital do Paraná, internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com a pasta, do total de pacientes internados na UPA, 3 estão intubados com diagnóstico positivo para a Covid-19 aguardando vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais.
A UPA passa por um pico de atendimento de pacientes com desconforto respiratório agudo e baixa na saturação e registra diariamente diversas coletas de exames para detecção da covid-19. O índice de atendimento neste mês de maio quase dobrou em relação ao mês anterior, segundo dados repassados pela Saúde.
Nos hospitais Santa Casa e na Central Hospitalar, segundo o boletim epidemiológico da noite de sábado (29), contavam com 86 pessoas de diversas cidades do Paraná internadas, sendo 44 moradores de Campo Mourão.
O índice de ocupação de leitos estava em 136% em enfermaria SUS: 136%, em 129% a taxa de ocupação da UTI SUS: 129% e 150% a taxa da UTI Convênio.
Desde o início da pandemia, 9.775 moradores de Campo Mourão já foram diagnosticados com a covid-19. Destes, 8.035 estão recuperados, 1.527 estão em tratamento e 213 perderam a vida para a doença.
Em todo Paraná, 5.925 pacientes estão internados para tratamento da doença, um recorde para o estado.