Aproximadamente 4.8 mil moradores de Campo Mourão que foram contemplados na primeira etapa de imunização contra a covid-19 ainda não receberam a segunda dose.
“Uma pessoa só com uma dose do imunizante contra a covid-19 não é considerada vacinada”, foi o que alertou, na manhã desta quarta-feira (14), o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Estas pessoas, segundo Sérgio, ainda não estão vacinadas e fazem parte do grupo de pessoas suscetíveis à doença. Portanto é necessário procurar o local de vacinação a fim de assegurar a aplicação do reforço, mesmo fora do prazo recomendado.
A situação da cidade não é uma exceção no Brasil. Há no país cerca de 1,5 milhão de brasileiros que ainda não receberam a segunda dose.
A vacinação contra a covid-19 no Brasil passa por diversos desafios, da falta de imunizantes disponíveis e agora precisa lidar com a desmobilização das pessoas que precisam tomar a segunda dose. “O pior é não podemos usar essa vacina para a primeira dose porque elas são a segunda dose de alguém. Se usarmos essas, não virão outras para a segunda dose dessas pessoas”, destaca Sérgio.
Ele acrescenta que para continuidade da primeira dose o município, assim como todas as cidades brasileiras, depende do Governo Federal. A cidade pretende dar sequência na campanha e imunizar idosos de 66 anos assim que forem disponibilizados novos imunizantes.
Calendário segunda dose:
- Quarta-feira (14): idosos que receberam a 1ª dose dia 17 de março;
- Quinta-feira (15) e Sexta-feira (16): idosos que tomaram a 1ª dose em 23 e 24 de março.
Para receber a vacina a pessoa deve se descolar até a Casa da Cultura ou estacionamento da Unespar (sistema drive thru), horário das 8h30 às 16h munidos do RG, CPF, cartão SUS e comprovante da 1ª dose.