Campo Mourão está próximo de completar 70% da população adulta imunizada, com ao menos uma ou a única dose da vacina contra a Covid-19 e tem cerca de 30% das pessoas com do esquema vacinal completo, estes índices ajudaram a cidade terminar o mês de julho apresentando queda nos casos e mortes em decorrência da doença.
Depois de dois meses de números altos, em julho a pandemia em Campo Mourão registrou teve queda de 52.85% nas mortes e 40.32% nos diagnósticos da Covid-19 na comparação com o mês de junho. Ou seja, as mortes caíram de 70 em junho para 33 em julho. Da mesma maneira, menos pessoas contraíram a Covid, foram de 2.770 para 1.653.
Desde o início da pandemia o município confirmou 14.249 casos e 321 óbitos. Neste sábado (31), o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde informou mais 12 casos e pelo segundo dia seguido, nenhuma morte.
Outro indicador que apresenta declínio é o número de pessoas que estão com o vírus ativo no organismo. Os últimos 12 dias foram os com menos mouraõenses contaminados desde o dia 1º de janeiro. Naquela data 524 estavam em tratamento, neste sábado são 497, há um mês atrás eram 1.216.
E todos estes números impactam nas internações. Campo Mourão apresenta redução significativa de pacientes no Hospital Santa Casa e na Central Hospitalar, a taxa de ocupação das UTI’s chegou a ficar 145%, mantendo-se acima dos 100% por semanas e com o registro de filas por leitos. Agora apresenta 87% das vagas ocupadas.
O avanço da imunização está influenciando nos números e apesar dos dados menos graves, a situação da pandemia Covid ainda é motivo de alerta para toda a população, principalmente porque, também foi em julho que a cidade registrou o primeiro caso da variante Delta e o Paraná confirmou a transmissão comunitária desta cepa.