conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão terá Casa do Autista com Recursos Federais

A iniciativa será financiada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos, com contrapartida do município, que deverá ceder o terreno para a construção.

Na tarde desta quarta-feira (16), Campo Mourão deu mais um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas à infância e à inclusão. O presidente do Marco Nacional da Criança e do Adolescente, Evandro Dal Molin, esteve no gabinete do prefeito Douglas Fabrício (Cidadania) para realizar a entrega do certificado Prefeito Amigo da Criança, uma honraria concedida a gestores que demonstram compromisso efetivo com os direitos das crianças e adolescentes.

Durante o encontro, Dal Molin também anunciou a liberação de R$ 850 mil para a construção da Casa do Autista, um espaço que será referência regional no atendimento especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa será financiada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos, com contrapartida do município, que deverá ceder o terreno para a construção.

A nova Casa do Autista atenderá cerca de 100 crianças por dia, divididas em duas turmas de 50, oferecendo acompanhamento multiprofissional, suporte psicológico, atividades de desenvolvimento e apoio às famílias, com cursos profissionalizantes para mães e serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A proposta vinha sendo articulada desde o início do ano pelo vereador Sebastião Galdino (PP), o Tião do Karatê, em diálogo direto com o Ministério da Cidadania. Pelo seu comprometimento com a causa da infância e juventude, Tião também foi homenageado com o título de Vereador Amigo da Criança, sendo o segundo vereador do Brasil a receber essa honraria nacional.

Além dos anúncios e homenagens, a reunião também tratou de ações para ampliar a arrecadação ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, mecanismo que permite a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais e entidades locais. Atualmente, Campo Mourão deixa de arrecadar cerca de R$ 6 milhões por ano por falta de incentivo e conhecimento da população sobre essa possibilidade.

“Receber esse reconhecimento é uma grande honra, mas, acima de tudo, é uma responsabilidade. As crianças e adolescentes de nossa cidade precisam de políticas públicas concretas, e vamos continuar trabalhando para que isso se fortaleça cada vez mais”, afirmou o vereador Tião do Karatê.

“Recebo essa informação de forma carinhosa e agora vamos dar os tratos legais e a parte de organização para que saia da ideia para a vida real. Como prefeito, sempre prezo pela ação pública quando efetivamente está atendendo a população. Agradeço ao Sr. Evandro Dall Molin pela confiança e parceria, e reafirmo nosso compromisso com uma gestão voltada para o cuidado com as pessoas”, declarou o prefeito Douglas Fabrício.

A expectativa é de que, com a liberação dos recursos, as obras sejam iniciadas ainda este ano, consolidando mais uma ação estratégica em benefício da população mourãoense.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença