A maior massa de ar frio que atingiu o Paraná em 2021 fez despencar as temperaturas em todas as regiões do Estado na madrugada desta quinta-feira (29).
Campo Mourão registrou a madrugada mais fria dos últimos 20 anos. Os termômetros registraram -3,1ºC, no entanto a sensação térmica marcou -7ºC no município.
Das 63 estações meteorológicas analisadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), 34 registraram temperaturas negativas. A mais baixa foi em Palmas, com -4,5°C.
Foram registradas temperaturas abaixo de zero em:
- Altônia: 1,2°C
- Antonina: 3,9°C
- Antonina: 4,6°C
- Apucarana: -0,2°C
- Baixo Iguaçu: -1,6°C
- Campo Mourão: -3,1°C
- Cândido de Abreu: -2,3°C
- Cascavel: -4,1°C
- Cerro Azul: -2,3°C
- Cianorte (Cocamar): 0°C
- Curitiba: -0,8°C
- Foz do Iguaçu (Itaipu): -1,4°C
- Guaíra: -0,4°C
- Jaguariaíva: -2,9°C
- Laranjeiras do Sul: -1,5°C
- Loanda: 0,6°C
- Londrina: 0,5°C
- Palotina: -3,4°C
- Paranaguá: 6,1°C
- Paranavaí: 0°C
- Pinhais: -1,6°C
- Ponta Grossa: -4,3°C
- Santo Antônio da Platina: 0,2°C
- São Miguel do Iguaçu: -1,2°C
- Toledo: -3,9°C
- Ubiratã: -0,5°C
Geada
O frio é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira, e deve deixar as temperaturas baixas até o fim de semana. O meteorologista do Simepar informa que, além da temperatura baixa, o vento deixa a sensação de frio mais acentuada do que os valores de termômetro. Apesar do incômodo, o vento ajuda a conter a geada em diversos municípios nas primeiras horas da manhã. No entanto, a atenção ainda é necessária.
Para as próximas 24 horas, a previsão do Simepar é de formação de geadas em quase todos os municípios do Paraná, sendo mais fortes no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Conforme se desloca para o Oceano Atlântico, a frente fria começa a perder intensidade no fim de semana, mas ainda mantém temperaturas baixas e alerta de geada no Sudoeste, Sul, Região Central, Campos Gerais e RMC, além do sul do Norte e Norte Pioneiro.
A expectativa é que, no domingo, áreas de instabilidade apareçam a partir do Paraguai, diminuindo a previsão de geadas.
Com AEN