Foi assinado na manhã da sexta-feira (10), o contrato com a empresa vencedora da licitação para troca da iluminação pública de Campo Mourão por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz (sigla em inglês LED). O investimento é de R$ 16 milhões no serviço, que será realizado em 26 etapas e deve durar 32 meses.
A troca da iluminação vai começar pelas avenidas João Bento, Armelindo Trombini e Pedro Viriato, atravessando a cidade. Pelo estudo realizado, a implantação de luminárias de led garante uma economia de 60% a 70% no consumo.
O sistema de iluminação publicada de led é requisito inicial para a cidade passar para o patamar de smart city (cidade inteligente). Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, a iluminação pública tornou-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades.
“A administração municipal elencou como urgente políticas que incluam a gestão eficiente da iluminação pública, com medida eficaz, economicamente mais viável e ambientalmente mais responsável”, sintetizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno dos Reis Pereira.
A implantação da iluminação pública por luminárias de LED é um sistema mais eficiente, moderno e sustentável gerando mais economia para os cofres públicos. A iluminação LED ajuda a tornar áreas públicas mais seguras e convidativas.
Outra vantagem da lâmpada de LED é que elas produzem menos brilho e podem reduzir a fadiga visual dos motoristas e pedestres. A alta durabilidade dessas lâmpadas costuma compensar o custo um pouco mais alto em relação às demais de vapor de mercúrio ou de sódio.