A capa da Revista Exame desta semana gerou muitas críticas e também já virou motivo de piada pelas redes sociais. A publicação trouxe a foto de Mick Jagger e o comparou com a vida que os brasileiros terão por ter que trabalhar na melhor idade com as novas regras de aposentadoria propostas pelo governo Michel Temer (PMDB) – Imagem do meio. Para piorar a publicação ainda enalteceu o fato dos brasileiros terem que trabalhar no momento em que já poderiam estar aposentados: “A boa notícia: Preparando-se para isso, vai ser ótimo”!
A repercussão foi tão ruim que a capa virou piada nas redes. Entre os memes, surgiu a capa da Revista Exame com a múmia de Ramses II: “O que você e ele tem em comum, talvez não seja a fortuna, nem o reino no Egito, nem os 52 filhos” diz o texto na capa.
Outra capa que fez sucesso no Facebook foi que trouxe o personagem Julius do seriado “Todo mundo odeia o Chris”: O que você e ele tem em comum, talvez não seja a careca, o macacão ou um filho que todo mundo odeia. Mas, assim como Julius, você terá que trabalhar em dois empregos velhice adentro com as reformas das leis trabalhistas e da previdência do governo Temer”.
Em outra postagem o tom irônico muda um pouco para uma crítica a linha editorial da revista, que em 2012 – ainda no governo Dilma Rouseff (PT) – publicou uma capa perguntando: “Precisamos trabalhar tanto?” – foto ao lado). Nesta revista, a publicação afirma que a sobrecarga de trabalho deixa as pessoas infelizes e que deixam a família de lado.
O que mudou na Exame de 2012 para 2017?