
O jogo entre Nacional e Batel, realizado neste sábado (4) em Guarapuava pela Taça FPF, foi marcado por um grave episódio de racismo dentro de campo. Aos 41 minutos do segundo tempo, o capitão do Nacional Atlético Clube (NAC), PV, denunciou ter sido vítima de injúria racial por parte do jogador Diego, do Batel.
Segundo relato, após uma falta de ataque, PV se aproximou do árbitro para conversar sobre o lance, momento em que ouviu ofensas racistas do adversário. O jogador do Batel teria seguido o capitão mourãoense e continuado com as agressões verbais. Diante das ofensas, PV reagiu e acertou um soco no rosto de Diego.
O árbitro da partida, Diego Ruan Pacondes da Silva, aplicou o protocolo antirracismo — erguendo os braços cruzados em “X” — e expulsou o atleta do Nacional pela agressão física. A partida ficou paralisada por cerca de 18 minutos até ser retomada.
Em nota, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) informou que “os atos desse sábado serão encaminhados e julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR)”.
O Nacional também se manifestou oficialmente:
“Racismo é crime e não pode ser tolerado em hipótese alguma. Esse tipo de atitude fere não apenas nosso atleta, mas também os valores do esporte e da sociedade.”

Dentro de campo, o Batel venceu o Nacional por 1×0, com gol do zagueiro Vitão, garantindo a classificação às quartas de final da Taça FPF 2025. A equipe de Guarapuava chegou a quatro pontos e a quarta colocação do Grupo A, ao lado de Cianorte, Cascavel e Athletico, que também avançaram. O Nacional não tem mais chances de avançar competição.
O próximo compromisso do time mourãoense será no sábado (11), às 15h30, contra o Athletico, no Estádio Municipal José Carlos Galbier, em Campo Mourão.






























