O Vereador Sidnei Jardim (PPS) protocolou indicação na Câmara de Vereadores para que a prefeitura realize uma consulta popular para que seja definido o que fazer com o prédio que “abrigaria” a UPA 24 horas.
De acordo com a assessoria do vereador, Jardim justificou dizendo que “desde a autorização para a mudança de finalidade do prédio que abrigaria a UPA, a Administração Municipal encontra-se em um verdadeiro impasse, sem uma definição sobre qual utilidade dar ao espaço e que tipos de serviços poderão ser ofertados no local”.
A proposição foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao Executivo Municipal.
Sem recursos
A abertura da UPA mudaria completamente o atendimento de urgência e emergência em Campo Mourão e ajudaria a desafogar o Posto 24 horas no Lar Paraná. A prefeitura vem dizendo que não tem condições de abrir a UPA 24 horas por questões financeiras e até o momento não anunciou nenhuma busca de parceria para tal.
Além disso, nenhum deputado, até o fechamento desta matéria, intercedeu em favor da abertura da UPA, buscando recursos federais para tal.
Sem documentos
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lenilda de Assis, informou que não há nenhum documento que aprove o desvio de finalidade no prédio da UPA 24 Horas. Até o momento o que existe no Conselho é uma discussão de qual dos três tipos de UPA será implementada no local.