As obras de construção da nova escola municipal Gurilândia, na área central, estão com cerca de 70 por cento executadas. A previsão da empresa responsável pelo serviço é que seja concluída até janeiro. “Houve um atraso por conta da pandemia e pagamento, mas o andamento segue ritmo normal e a parte da alvenaria está praticamente concluída”, explicou a estagiária de engenharia Luana de Araújo Souza.
A nova unidade de ensino está sendo executada com recursos do Ministério da Educação, no valor de R$ 4,4 milhões, por indicação do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania). O prédio fica na esquina da Rua Guarapuava com a Avenida Jorge Walter, no centro, em uma área de 2,6 mil metros quadrados.
Depois de pronta, a escola será uma referência para a educação infantil e ensino fundamental em razão dos recursos disponíveis para o aprendizado. Além de modernos laboratórios, conta com banheiros adequados para crianças, salas equipadas com projetores e uma quadra no padrão de um ginásio de esportes. “Será uma escola modelo dentro dos padrões modernos de construção”, ressalta a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.
A Escola Gurilândia funciona há 48 anos, ao lado do Mercadão Municipal e do Senac. Quando a nova unidade ficar pronta o prédio terá uma nova destinação pelo município. A antiga unidade começou como parque infantil na década de 70 até que passou a atender alunos como escola infantil e depois o ensino fundamental. Atualmente são mais de 400 alunos matriculados em 16 turmas do nível 1 ao 5º ano, em dois períodos. Conta também com sala de curso multifuncional, apoio pedagógico e de altas habilidades.