De latinha a litrão, as cervejas vão sofrer reajuste de preço a partir desta sexta-feira (1º). A informação foi confirmada pela Ambev dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois.
A cervejaria que concentra 60% de participação de mercado no país informou que “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”. E acrescenta: “os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”.
A Ambev não informou de quanto será o aumento, se limitando a dizer que irá variar “de acordo com a região, marca, canal de venda e embalagem.”
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), “a expectativa é de que o reajuste acompanhe a inflação acumulada nos últimos 12 meses e fique em até 10%”.
Segundo o IBGE, a cerveja para consumo no domicílio já acumula alta de 7,62% em 12 meses no Brasil, e a cerveja fora do domicílio subiu 5,94% no mesmo período, em meio a um grande aumento na inflação em itens como combustíveis e alimentos.