
O fim de semana registrou um evento climático extremo em Campo Mourão, com um temporal que fez o volume de chuvas ultrapassar, em apenas dois dias, a média histórica para todo o mês de novembro. Enquanto a média mensal no município é de 128,8 mm, choveu 147 mm durante o fenômeno, que foi acompanhado de rajadas de vento e queda de granizo.
De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, o temporal foi resultado de uma combinação de fatores. “Essas tempestades foram formadas e se desenvolveram associadas à combinação de calor e umidade, que estavam elevados na atmosfera, e também à intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica”, explicou.
A chuva de sábado (1º) resultou em alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, queda de muros e paredes. Vários bairros também ficaram sem abastecimento de energia e água.
Previsão aponta mais chuva pela frente
A instabilidade meteorológica continua em Campo Mourão. Para os próximos dias, a previsão indica tempo parcialmente nublado com alta probabilidade de chuva nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5), ambas com 96% de chance. O maior acumulado é esperado para quarta-feira, com 10,9 mm.
Um breve período de tempo firme é esperado para a quinta-feira (6), com céu claro. No entanto, a chuva deve retornar com força na sexta-feira (7), também com 96% de probabilidade. No sábado (8), o dia permanece com alta chance de chuva, mas com menor volume previsto. A previsão é de que o tempo só estabilize no domingo (9), com céu claro e temperaturas amenas.































