conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Colaboradores do concurso da PMPR, em Campo Mourão, relatam que não receberam pagamento

O valor deveria ter sido pago até a semana passada. Núcleo de Concursos da UFPR informa que esta esforçando para cumprir o contrato.

Candidatos de vários estados do Brasil estiveram em 28 municípios do Paraná, no domingo, 13 de junho de 2021, para prestar o concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Foto: SESP-PR

Preste um serviço, planeje a destinação daquela renda e seja surpreendido com o não pagamento do seu trabalho. Este é o enredo do problema que está envolvendo dezenas de pessoas que trabalharam no concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizado no dia 13 de junho.

Os “colaboradores”, como são chamados, aqueles que aplicam, fiscalizam e ajudam a organizar a prova, ainda não receberam o pagamento da diária do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) contratada pelo Governo do Estado do Paraná para organização do exame. As diárias variam entre R$ 100 a R$ 150 de acordo com a função exercida pelo colaborador. 

Muitas dessas pessoas, que se consideram lesadas, são moradores de Campo Mourão. Uma equipe que trabalhou na aplicação da prova no município procurou a redação do Blog do Raoni relatando a situação, os trabalhadores que preferiram não se identificar, afirmaram que o contrato garantia que o pagamento seria realizado em no máximo 45 dias úteis após a prova. No entanto, quase 50 dias úteis depois estas pessoas continuam sem receber. 

Segundo os trabalhadores, pelo contrato a data limite de pagamento teria sido a última sexta-feira (13), o que não aconteceu. Esta equipe afirma que há relatos que diversas pessoas em outras cidades do Paraná que também estão passando pelo mesmo problema. 

Para facilitar a busca de solução eles estão organizados em um grupo de whatsapp onde trocam informações sobre o andamento daquilo que já chama de “novela”, esta equipe garante, entre centenas de colaboradores ainda não encontraram um que afirme ter recebido a diária.

Em nota o Núcleo de Concursos da UFPR relata que estavam com problemas no pagamento devido ao aumento das equipes, problemas de cadastramento, porém 10 mil pessoas no Paraná já haviam recebido. Informação que é contestada pelos trabalhadores.

O que diz Núcleo de Concursos

O Núcleo de Concursos recebe com respeito as mensagens cujo tema é a cobrança pelos serviços prestados à Banca Examinadora por ocasião da prova do Concurso Público da Polícia Militar.

É importante que fique claro que todos os esforços estão sendo envidados de forma a concluir o pagamento para 100% dos colaboradores. Não há na história do NC/UFPR qualquer indício de não cumprimento de obrigações, especialmente com colaboradores, figuras fundamentais na consecução de nossas atividades.

A situação de pandemia, e a necessidade de se respeitar o distanciamento social, fez com que o número de locais e salas de prova se tornasse 3 vezes maior do que o previsto (8.256 salas), passando de 13 mil para 25 mil colaboradores alocados. Consequentemente, o tempo gasto para a verificação dos dados dos colaboradores, necessário para a efetivação dos pagamentos, foi consideravelmente maior do que o habitual.

Apesar dessas dificuldades, é importante observar que o NC/UFPR está se movimentando para agilizar o repasse do saldo do contrato com o Estado de modo a cumprir, no menor tempo possível, a sua obrigação financeira. Já foram liberados um total de 10.005 pagamentos e, na medida que novos lotes forem finalizados, serão remetidos às instituições bancárias para depósito.

Atenciosamente,

Central de Atendimento – Grupo de Atendimento Executivo – GAE

Núcleo de Concursos / Pró-Reitoria de Graduação / UFPR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença