Agendada para acontecer nesta quarta-feira (9), a eleição para a escolha dos novos diretores das escolas estaduais, terá chapa única sete das dez escolas que passarão por consulta a comunidade em Campo Mourão.
Este é o momento de maior democracia da gestão escolar, a comunidade de cada colégio irá definir quem irá administrar pelos próximos quatro anos a escola dos seus filhos. O Paraná foi um dos primeiros estados que passaram a respeitar a vontade da comunidade escolar na escolha das direções de escola. Fato reconhecido no país como um grande avanço na área educacional.
A eleição está marcada das 8h às 20h. Já o segundo turno (onde for necessário) será no dia 17 de dezembro. Podem participar da eleição membros das comunidades escolares, conforme as regras abaixo.
Quem Participa
– professores que estejam supridos na instituição de ensino;
– funcionários supridos na instituição de ensino;
– responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos;
– aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição;
Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.
Em Campo Mourão, os candidatos inscritos são:
- Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro Oliveira:
Professor Geraldo Augusto Foltran Teixeira
- Colégio Estadual Dom Bosco:
Professora Irma Pereira de Lima e Professora Ester Teresinha Bruxel Queiroz
- Colégio Estadual de Campo Mourão:
Professor Valdair da Silva
- Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Campo Mourão (Ceebjacam):
Professor Cláudio Pereira e Professor Ilson de Souza
- Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo:
Professora Tania Aparecida Chrastek Sidinei
- Colégio Estadual Novo Horizonte:
Professora Sandra Regina Alves
- Colégio Estadual Vinícius de Moraes
Professor Raoni de Assis
Prevenção
Os candidatos e demais envolvidos no dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.
As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.