conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Austin Andrade

Coluna do Austin Andrade: Notas sobre alguns temas que chamaram a atenção

Para sair um pouco da mesmice, resolvi fazer uma coluna um pouco diferente. Como esses dias tem sido férteis, com coisas acontecendo ao mesmo tempo, preferi fazer pequenas notas sobre alguns temas que chamaram atenção. Claro. Uns mais, outros menos. Depende do ponto de vista.

FUTEBOL

 – Direitos de imagens dos jogadores atrasados á dois meses, déficit orçamentário de 54 milhões de reais durante o ano de 2014.

 – Briga interna entre presidente e vice que saltam aos olhos de todos.

 – Jejum de títulos importantes que duram alguns longos anos.

 – Estádio que outrora era ponto referencial para muitos clubes, hoje é considerado ultrapassado.

– Jogo em casa pela Copa Libertadores da América com menos de 20 mil pagantes.

 – Confusão na venda de ingressos.

 – Dentro de campo confirmou a condição de freguês do maior rival, não importa onde seja o jogo.

Até bem pouco tempo atrás, se alguém visse esse tópico sem saber qual time estou me referindo, ia pensar em todos, menos no São Paulo. Pois não é que o clube da Vila Sônia perdeu o rumo? O que antes era considerado modelo de organização, vitrine do futebol brasileiro, corre atrás de seus principais rivais. Como diria o poeta, “o mundo dá voltas…”

 – Em compensação pelos lados do Parque São Jorge o clima é leve. O Corinthians tem colhido com eficiência o que plantou alguns anos atrás. Se a diretoria não fizer besteira e cuidar dos gastos, investir com sabedoria, não será surpresa que num curto espaço de tempo, o alvi negro volte a dominar o cenário do futebol brasileiro.

 – E o empolgante estadual do Paraná? 1.600 pagantes aqui, 108 ali…realmente. É difícil esperar um estado forte no futebol com um estadual que não chama atenção nem das cidades envolvidas. Algo precisa ser repensado.

– Eleições na Federação Paranaense de Futebol promete pegar fogo, ainda mais que velhos fantasmas que deveriam ter saído de cena, insistem em querer voltar para tumultuar o ambiente. Vide o que acontece em Campo Mourão, onde o ex-presidente do Sport quer de volta o cargo a todo custo, nem que para isso tenha que usar o poder da caneta. Tudo certamente para poder votar no candidato que gosta. Conchavos políticos? O futebol é rei disso.

Política e Sociedade

– Dia 15 está chegando, o pessoal que sonha com uniformes militares estão em êxtases. Para que democracia se uma pseudo elite sabe o que é bom para o país? Uma coisa eu garanto, vai ser divertido ver as pessoas que não tem qualquer consciência histórico/social sair destilando ódio pelas ruas de algumas cidades.

 – Alguns jornais paulistanos retratam que alguns poucos se juntaram pedindo a volta do regime militar. Cada vez que vejo uma notícia dessa logo penso, “Deus, tenha piedade dessas almas perdidas”.

 – Enquanto isso as universidades estaduais do Paraná respiram com ajuda de aparelhos. A situação é mais grave que a maioria pensa. Nos ambientes de ensino, pesquisa e extensão faltam tudo. Até papel higiênico. Tudo por causa do fundo rotativo, que simplesmente desapareceu. Isso seria ou não seria caso de sair às ruas?

– Enfim sai á lista dos investigados na Operação Lava Jato. Isso só mostra que o mundo é feito de mortais, e que quem manda é o dinheiro. Enquanto não se mudar a estrutura política e de poder, que ganhou força nos anos de ferro da ditadura militar, nada vai mudar.

 – Morre uma diva. Ignez Magdalena Aranha de Lima, mais conhecida como Inezita Barroso, deixou-nos em São Paulo aos 90 anos. Grande artista, grande apresentadora.

Graduada em Biblioteconomia pela USP, foi pesquisadora sobre música, com bastantes publicações, além de apresentadora, cantora, professora. É o tipo de gente que fará falta.

Por hoje é só, que todos e todas tenham uma ótima semana.

Austin-Andrade*Austin Andrade é Historiador graduado pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Interprete criador e professor de dança clássica e contemporânea. Escreve todas as segundas-feiras para o Blog do Raoni

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.