Campo Mourão registrou uma queda de 73.51% nas últimas seis semanas na média dos casos ativos da Covid-19. Apontou levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, publicado nesta quarta-feira (4), a tendência é que esse dado caia ainda mais.
Dados mostram que na semana epidemiológica nº25 – dias 20 a 26 de junho – o município registrava a média de 1.797 casos ativos. No dia 21, por exemplo, Campo Mourão teve o pico de número de contaminados, naquela data o boletim apontava 1.908 moradores com potencial de transmissão do vírus.
Na semana seguinte – 27 de junho a 7 de julho – baixou para 1.287. A queda foi gradativa e a cidade fechou o mês de julho com a média de 476 casos.
O mês de julho também registrou os melhores índices da pandemia em 2021. No dia 20 de julho o boletim da pandemia apontou que Campo Mourão contava com somente 376 moradores em tratamento e desde esta data a cidade oscila chegando no máximo de 507 contaminados.
Até então o dia com menos casos ativos na cidade havia sido 1º de janeiro, quando 524 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, os números comprovam a eficácia da vacinação.
“Temos feito todo o esforço possível para agilizar a vacinação. Já temos a informação que o governo do Estado está recebendo novos lotes de vacina do governo federal e com isso certamente poderemos retomar novas faixas etárias ainda esta semana”, salienta Santos. Nesta quarta-feira o município está imunizando os moradores com 34 anos.
A redução de atendimentos na Central de Triagem e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assim como a ocupação de leitos hospitalares é outro indicativo positivo da eficácia da vacina, a cidade está perto de completar 70% da população imunizada com ao menos uma ou dose única.
“A gente já esperava números mais favoráveis com o avanço da vacinação, mas é sempre bom alertar que a pandemia não acabou”, adverte o secretário, ao lembrar que o setor de Fiscalização do município continua trabalhando para fazer cumprir as medidas restritivas determinadas por decreto municipal.
Até a noite da terça-feira (3), o município somava 14.305 casos confirmados de Covid-19, destes 13.525 estão recuperados, 456 permanecem com o vírus ativo no organismo e 324 morreram em decorrência da doença.
Da Redação com Assessoria