Os educadores paranaenses que ocuparam a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) na manhã desta quinta-feira, 26, decidiram permanecer no local até serem atendidas as suas reivindicações junto ao governo do Paraná.
Durante a manhã, um grupo de aproximadamente 200 educadores ocupou o prédio da Secretaria. Uma reunião com a secretária da educação do Paraná, Ana Seres, foi realizada. Seres propôs a desocupação do prédio para iniciar uma possível negociação. De acordo com relatos da reunião, a secretária entende que a ocupação interrompe as negociações.
Após ouvir a proposta, os educadores realizaram uma assembleia e decidiram permanecer no prédio. Para os professores, não há nenhuma negociação em andamento para ser interrompida, pois o governo emitiu a resolução 113/2017 que reduz as horas atividades entre outros direitos, sem qualquer tipo de debate.
O movimento até o momento é pacífico. Não houve dano ao patrimônio público e os trabalhadores da educação que fazem expediente na SEED não estão sendo impedidos de exercer o seu trabalho ou de entrar e sair do prédio: “Não haverá nenhum tipo de confronto ou agressão até porque somos todos colegas de trabalho” diz um manifestante.
Veja o vídeo direto da SEED: