Um total de 155 sacos de lixo dispensados irregularmente no meio ambiente foram recolhidos no sábado (22), durante caminhada ecológica realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão. A ação foi voltada a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue e outras doenças. Além do recolhimento de lixo também teve continuidade a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), em cinco unidades de saúde.
A caminhada ecológica abrangeu os jardins Albuquerque, Ipê 2 e Nossa Senhora Aparecida. O trabalho dos agentes consistiu no recolhimento de materiais que podem acumular água. Já a BRI envolve a aplicação de um inseticida nas paredes internas dos imóveis, de modo que os mosquitos, ao pousarem nesses locais, entrem em contato com o produto e sejam eliminados.
“Infelizmente temos que continuar repetindo o que todo mundo já sabe: se a população não colaborar, o poder público não dá conta desse trabalho. Combater a dengue é obrigação de todos, é uma questão que envolve saúde pública. Se cada um não fizer sua parte, poderemos ter novamente uma epidemia, como no ano passado, quando o sistema de atendimento à saúde entrou em colapso”, observa a coordenadora de campo, Marinalva Ferreira da Luz.
