A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) emitiu na tarde desta terça-feira (18), recomendação aos 25 municípios de abrangência da entidade com medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
O objetivo é que as prefeituras possam alinhar as ações. A região vive um ’boom’ de casos do vírus, o que causou o colapso no sistema de saúde pública. Uma reunião online hoje de manhã, entre os prefeitos, discutiu a situação.
O presidente da Comcam, Leandro César Oliveira (Cidadania), prefeito de Araruna, lembrou que cada município tem autonomia para tomada de decisões.
“Esta nota é no sentido de nortear os prefeitos para que as ações sigam uma mesma linha alcançando melhores resultados no enfrentamento da pandemia. Nesta hora temos que agir em conjunto”, disse Oliveira.
A Comcam recomenda que os municípios acolham o toque de recolher das 20 até as 5 horas e proíba a venda em qualquer estabelecimento e o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos das 20 horas de sexta-feira às 5 horas de segunda-feira.
Na região, as cidades de Campo Mourão e Goioerê são as que estão em situação mais crítica. Em Campo Mourão, todos os leitos de UTI e enfermaria da Santa Casa e Central Hospitalar estão ocupados. Além disso, pacientes aguardam por leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A situação se repete na Santa Casa de Goioerê, com 3 pacientes na fila por UTI.
Segundo o prefeito Betinho Lima (PSD), de sexta-feira (14) da semana passada até essa segunda-feira (17), sete pessoas morreram na cidade por complicação do coronavírus. Ele informou que a Santa Casa tem 10 leitos de UTI-Covid, mas que está com 14 pacientes intubados e 20 leitos de enfermaria, no entanto 27 pacientes estão internados.
“Nestas horas temos que ser parceiros e pelo menos tentar amenizar o problema porque a situação está apertando cada vez mais aos municípios”, ressaltou o presidente da Comcam.
Com Assessoria