Vinte e dois prefeitos e secretários de Saúde de municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) participaram de reunião online na tarde deste sábado (6), onde, por maioria, decidiram seguir as determinações do decreto do Governo do Estado, que libera abertura de comércio, retorno das aulas em modelo híbrido, e a liberação de outros serviços a partir da próxima quarta-feira (10).
Havia a expectativa de que os prefeitos cedessem à pressão dos comerciantes e liberassem a abertura das lojas já a partir de segunda-feira (8). Dos 22 prefeitos, 19 foram favoráveis a seguir as restrições.
Após a reunião, a Comcam elaborou uma nota técnica de orientação, e enviou aos municípios recomendando aos prefeitos que sigam o decreto estadual, prorrogado até a próxima quarta-feira.
“O objetivo é que haja o alinhamento das medidas em todos os 25 municípios”, explicou o presidente da Comcam, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna. A nota de orientação traz dados alarmantes sobre o avanço da Covid-19 na região da Comcam.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde não há vagas de leitos de UTIS disponíveis na região. Tanto a Santa Casa de Campo Mourão quanto a de Goioerê estão com 100% dos leitos ocupados. Leitos de enfermaria, estão também 100% ocupados em Campo Mourão, enquanto em Goioerê, 95%.
Já na Macrorregião Noroeste, que engloba as regionais de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Colorado, Maringá e Sarandi, a taxas de ocupação de leitos de UTI atingiu 96%, e de enfermaria, 86%. “Os dados são alarmantes e muito preocupantes”, ressaltou Oliveira.
Veja a nota na íntegra abaixo:
Com Assessoria