O Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam) distribuiu nota à imprensa com orientações aos empresários que pretendem participar na próxima sexta-feira (dia 25) do Black Friday. Criado nos Estados Unidos, ao que tudo indica no início dos anos 90, o evento mobiliza o comércio varejista, que funciona em horário especial e oferece grandes descontos aos consumidores.
A entidade empresarial de Campo Mourão acentua que é livre a participação das lojas, mas que os comerciantes devem observar alguns direitos dos comerciários. Os colaboradores das empresas que aderirem ao Black Friday devem receber R$ 16,50 para alimentação. Outra orientação é com relação ao pagamento de horas extras: tanto os colaboradores comissionados como os fixos devem receber hora extra e não pode ser adotado o sistema de compensação.
Ainda não foi fechado acordo entre o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam). A negociação está marcada para acontecer nesta terça-feira (22/11). As empresas participantes deverão estender o atendimento até às 22 horas.
Black Friday
Trata-se de uma ação voltada ao fomento das vendas do comércio que é realizada anualmente na sexta-feira após o feriado de Ação de Gaças que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
A promoção teria surgido na Filadélfia (EUA), quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, lucrando R$ 770 milhões em comércio online. A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país.
O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais. A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis; utilidades domésticas, quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday.
casacia.com.br
2 de novembro de 2017 às 11:24
Amei seu blog sobre playground infantil. Vou adicionar ao meu favoritos.
Meu website https://www.casacia.com.br também possui diversos produtos sobre o
assunto.
Somos um novo loja online especializado em produtos de estante de montar e para
estante de montar. Obrigado pela atenção