A Tecnóloga Ambiental, Lidia Mizote, representante da Agenda 21 de Campo Mourão, no Comitê de Bacia Hidrográfica foi eleita presidente da entidade. Esse comitê vai atuar na gestão de recursos hídricos do Rio Ivaí e seus afluentes, em trabalho de curto, médio e longo prazo para garantir o abastecimento público. Criado em 2013, o comitê ainda não havia iniciado atividades na área.
Com a eleição de diretoria realizada na semana passada, o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Ivaí entra em atividade e passa a realizar a gestão de recursos hídricos na Região Central do Estado. A Bacia do Alto Ivaí compreende parte do Rio Ivaí abrangendo cerca de 70 municípios, desde Prudentópolis (Centro-Sul) até Campo Mourão (Noroeste).
A diretoria foi escolhida para o mandato 2020 a 2024 na primeira eleição de comitês de bacias do Paraná promovida por meio de plataforma digital. A reunião contou com a participação de 17 entidades representativas do Poder Público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil organizada, de um total de 29 entidades que compõem o Comitê da Bacia.
A presidente eleita do Comitê, Lídia Mizote, representa a sociedade civil e é também representante da Agenda 21 de Campo Mourão. “Em toda a extensão da Bacia, são praticadas diversas atividades que necessitam do bom gerenciamento da água. Além da agricultura, temos atividades industriais e recreativas que exploram os recursos hídricos”, explicou.
Atualmente, o Paraná conta com nove Comitês de Bacias Hidrográficas em funcionamento. Eles contam com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, na função de Agência de Bacias.
O objetivo do Comitê é assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável; e a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
Com AEN