A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (7), o terceiro caso da variante delta do novo coronavírus no Paraná. O paciente é um homem de 74 anos, casado com a mulher de 71 anos, do primeiro caso positivo divulgado da nova cepa, no início de junho.
Até agora, todos os casos identificados da variante foram registrados em Apucarana. A filha do casal diagnosticado com a variante confirmou que visitou, em abril, a mulher que é apontada como segundo caso confirmado no Paraná e primeira morte confirmada pela cepa de origem indiana no Brasil.
Segundo a Sesa, a possível contaminação do casal aconteceu devido a este contato da filha com sua uma amiga de 42 anos, gestante de 28 semanas, que acabou morrendo.
Esta gestante apresentou sintomas no dia 7 de abril, dois dias após chegar do Japão. Oito dias depois, foi internada. O quadro piorou e, no terceiro dia de hospitalização, morreu após uma cesária de emergência no dia 18 de abril. O recém-nascido prematuro testou negativo para covid-19 e se encontra saudável, após dois meses internado.
A filha do casal de idosos, também se contaminou com a Covid-19, no entanto ela fez um teste de Covid-19 de farmácia, o qual não é possível realizar o sequenciamento genômico para identificar a variante. O irmão de 58 anos também foi contaminado e faleceu no dia 17 de maio. O caso ainda está sob investigação.
O Governo do Estado afirmou que não considera que há transmissão comunitária da delta na região e informa que aguarda a análise de outras amostras enviadas para sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.