Uma semana após o desastre aéreo que vitimou 71 pessoas, incluindo jogadores, comissão técnica, dirigentes da Chapecoense e jornalistas que seguiam para a decisão da Copa Sul-Americana, a Conmebol confirmou o título da competição para o time catarinense.
O mundo do futebol, que está de luto pela grande perda, agradece o bom senso e o espírito esportivo de todos os envolvidos. A confirmação foi feita pela entidade do futebol sul-americano após reunião do conselho que reúne os 10 países filiados, mas logo em seguida ao trágico acidente, o Atlético Nacional de Medelin já havia aberto mão do título solicitando que fosse destinado ao clube brasileiro.
A confirmação do título garantiu a Chapecoense receita em torno de R$ 16 milhões de reais. Algo que não ameniza em nada a dor do momento vívido pelo clube e pelos familiares das vítimas, mas ajuda na reconstrução da entidade.
A Chapecoense está classificada para a fase de grupos da Libertadores 2017 e disputará a final da Recopa Sul-americana, contra o próprio Nacional de Medelin.