A Copel encaminhou, nesta terça-feira (30), à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pedido de reajuste da tarifa de energia elétrica no Paraná de 9,72% a partir de 24 de junho.
Para a companhia paranaense o aumento deve vir como parte da chamada revisão periódica tarifária, já segundo a ANEEL os índices foram impactados, em especial, pelos encargos setoriais e pelos custos com aquisição e transporte de energia.
Os valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas entre 31 de março e 14 de maio de 2021. Haverá ainda uma audiência pública virtual em 23 de abril.
O efeito médio para consumidores deve ser 9,67%, sendo 9,72% para os de baixa tensão, principalmente residenciais.
Caso o aumento seja aprovado, ele impactará as contas de 4,8 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios do Paraná.
Segundo o relator da consulta pública, diretor Hélvio Guerra, afirmou que a área técnica da ANEEL calculou inicialmente o aumento médio de 16,6% das tarifas da Copel neste ano. Porém, o percentual caiu ao considerar os atenuantes referentes ao empréstimo tomado pelo setor no ano passado para enfrentar a pandemia.
Com informações Bem Paraná