O boletim epidemiológico emitido na noite da quarta-feira (18) informou 263 casos ativos de Covid-19 em Campo Mourão, esse é o menor número registrado em 2021. Comparado ao pico da pandemia, são 1.645 pessoas a menos infectadas.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 35 novos moradores contaminados pelo vírus e 101 recuperados. Não houve notificação de óbitos.
Segundo o documento da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade soma 14.510 casos confirmados desde o início da pandemia, 13.919 já são considerados recuperados e 328 tiveram óbito confirmado.
A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, pela rede pública de saúde, está em 54% e a enfermaria 73%.
Dos pacientes em tratamento nestas instituições, Hospital Santa Casa e Central Hospitalar, 18 são residentes em Campo Mourão.
Vacina
A queda brusca nos índices é resultado do avanço da vacinação, a cidade já imunizou cerca de 79% da população mourãoense com 18 anos ou mais (estimada em 73.737) com, pelo menos, a primeira dose ou a dose única.
É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose.
Ainda assim, apesar de a probabilidade de infecção após a vacina ser pequena, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar.
Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis o quanto antes e que todos completem o ciclo com a segunda dose.
Campo Mourão vacina nesta quinta-feira (19) os moradores com 29 anos de idade completos ou mais. Das 08h30 às 16h na Casa da Cultura e estacionamento da Unespar.