O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, confirmou nesta terça-feira (5) a morte de uma criança de 9 anos vítima da variante Delta do Covid-19. Esta é a segunda morte infantil por esta cepa registrada no Paraná.
De acordo com a Prefeitura, testes de linhagem genética do vírus confirmaram dois casos da variante na cidade. A notificação partiu do município vizinho de Garuva (SC), que faz divisa com Guaratuba. No entanto, os dois casos notificados eram de moradores de Guaratuba, que residem na localidade rural de Cubatão, mas que buscaram atendimento em Garuva.
A menina de Guaratuba, infelizmente foi a óbito no início de setembro, mesma época que outra menina de apenas 5 anos, moradora de Cascavel também faleceu por complicações da variante Delta da Covid-19.
A comprovação da presença da variante delta em setembro na área rural de Guaratuba coincide com o registro do aumento na variação da média móvel de casos positivos de Covid-19, que chegou a um aumento de 68,79%. Conforme a prefeitura de Guaratuba, isso demonstra que a nova cepa pode ter sido a responsável por este pico.